02
Bom Retiro conserva culinária coreana no estado de São Paulo
No bairro, podem ser encontrados ingredientes e pratos da Coreia do Sul
Natielly Santos
Vitória Valente
Metade de aproximadamente 1.400 lojas de produtos coreanos existentes na cidade de São Paulo estão no bairro Bom Retiro. Esse dado é do Consulado Geral da República da Coreia em São Paulo, o responsável pela coleta de informações sobre os imigrantes coreanos e os seus descendentes, no Brasil. Alguns dos estabelecimentos servem para manter esses imigrantes perto da culinária da Coreia do Sul e também para matar a curiosidade dos interessados, por meio da venda de quitutes inspirados em comidas orientais, assim como churrasco, doces e salgados coreanos e demais particularidades alimentícias da Coreia.
Fundado em 2017, o OTUGUI, maior supermercado coreano da América Latina, é alternativa para frequentadores do bairro. Ele fica localizado na Rua Três Rios e quase todos os produtos são da culinária coreana, embora seja fácil confundi-lo com qualquer outro estabelecimento comercial já conhecido pelos brasileiros. No local, é possível encontrar sorvetes da marca sul-coreana “melona” e até mesmo batatas de Iogurte, Coca e Soda, lançadas recentemente na Coreia do Sul.

Fotos: Natielly Santos


“O item mais buscado pelos brasileiros é a pimenta em pó, porque é um tempero incluso na maioria dos pratos da culinária coreana. Então, eles vêm procurar essa pimenta, que é em flocos, pimenta seca e depois em pó. Outro produto com muita saída é o kimchi. Ele é vendido pronto para consumo e é muito difícil de fazer em casa”, explica a gerente do supermercado Adriana Ha.
A loja é da família Ha, que veio para o Brasil no final da década de 1980 e, desde 1990, trabalha no ramo alimentício. Por isso, antes de possuir uma infraestrutura de grande porte, o OTUGUI foi uma mercearia, por muitos anos. A família também mantém a importadora OG Company, o que torna mais fácil a venda de produtos coreanos.

Mas, há um quarteirão que chama a atenção de quem passa por esse bairro tão característico: a Rua Prates. Alocada entre os números 540 e 630, a rua é conhecida pelas padarias, docerias e restaurantes coreanos que misturam os sabores da Coreia com o frescor brasileiro. Entre eles, está o restaurante New Shin-la Kwan (churrasco coreano), que tem mais de 10 anos de tradição no bairro.
Sae Young Kim, 38 anos, é quem gerencia o lugar com a mãe Hae Sook Chun. Ele veio ao Brasil com um ano de idade e só após o falecimento do pai, há quatro anos, optou por trabalhar no New Shin-la Kwan. “Tem seis anos que a minha mãe comprou o restaurante. Ela é a terceira dona, na verdade. Cozinhar é algo que ela sempre gostou e fez bem. Eu fico mais com a parte da administração”, relata.
O coreano conta que Hae é responsável por fazer os pedidos, receber e verificar a qualidade dos produtos e preparar os molhos dos pratos principais, enquanto ele é o representante que vai aos eventos, entra em contato com os fornecedores, entre outras funções. “Além de ter uma demanda grande, esse segmento, a culinária, é o que mais nos atrai. O fato da minha mãe ter tido outro restaurante, quando eu era criança, também ajuda. Afinal, é uma experiência que durou 12 anos.”

Foto: Victor Fermino
Segundo Kim, na região existem em torno de 40 estabelecimentos comerciais de alimentos coreanos. Apesar disso, ele não enxerga os donos e filhos dos donos como concorrentes. “Nós conhecemos praticamente todos e temos uma convivência sadia. A gente sai, toma cerveja. É bem tranquilo, até porque a maioria vive aqui há muitos anos, então somos quase uma família”, finaliza.
O cardápio do New Shin-la Kwan é baseado em conhecimentos passados de geração em geração e traz como complemento peixes grelhados, macarrão gelado típico, bibimbap - prato coreano com arroz branco, carne e vegetais - e sopas. Confira na reportagem alguns pratos do restaurante.